Nossa proposta educacional tem como finalidade a
criação de condições que facilitem a aprendizagem
do aluno e, como objetivo básico, desenvolver sua capacidade
de auto-aprendizagem, de forma que seja evidenciada a construção
do conhecimento em seus múltiplos aspectos: cognitivo, emocional
e social.
Tendo em vista o cumprimento do seu dever, nosso
Colégio busca desempenhar um papel eficiente, acreditando nas
potencialidades de seus alunos como construtores de uma sociedade
mais justa e humana. Daí, desenvolver uma prática pedagógica
onde o aluno vem a se tornar criativo, questionador, participativo
e reflexivo, consciente do que seja ser cidadão, pois o homem
está situado em um mundo social, econômico e ideológico,
o qual lhe cabe transformar. É dentro do convívio social
que a natureza do mesmo vai se construindo histórico e socialmente.
Procuramos educar para a liberdade numa dimensão
cristã, buscando a formação integral de seus
educandos, diante de uma pedagogia libertadora.
Tendo como fundamento básico os valores humanos
e cristãos, nós que fazemos esta unidade de ensino,
entendemos que o educando venha ser capaz de atuar, como ser pensante
e reflexivo, buscando meios para sobrevivência e transformação
da sociedade e de sua base educacional.
A escola deve transmitir o saber necessário
para que os alunos desenvolvam habilidades e potencialidades pessoais
e de sua classe, contribuindo para a transformação social
desejada.
O fundamental é que a escola habilite o estudante
a operar com os instrumentos necessário à sua vida profissional,
socialpolítica e cultural.
Vários são os aspectos destacados
na construção da organização escolar.
Entendemos como a expressão clara dessa organização,
o currículo que compreende a concepção de ensino
- aprendizagem, conhecimentos, valores, competências e habilidades
a serem construídas e desenvolvidas.
O currículo, portanto, é mais do que
uma simples lista de conteúdos. É o conjunto de todas
as experiências e atividades de aprendizagem que oferecemos,
capazes de propiciar o desenvolvimento esperado. Para que isto aconteça
são realizadas adequadamente por alunos e professores, trabalhadas
integradamente ao processo de aprendizagem. Planejamos o currículo,
discutimos coletivamente não só os conteúdos
de ensino, mas também as experiências e situações
que garantam sua aprendizagem. Nos fundamentos, nas diretrizes curriculares
nacionais, bem como adequando-o as nossas realidades para assegurar
as aprendizagens significativas, estabelecidas para o país,
identificando-o com a cultura e realidade local.
As estratégias para conduzir o processo de
ensino são de primordial importância, sendo que o trabalho
pedagógico precisa contar com fatores externos e internos fundamentais,
tais como: alunos, professores, famílias, contexto social,
condições estruturais e entidades públicas e
privadas.
Enfim, as ações têm como meta
a integração de todas essas camadas, para que possamos
executar o projeto educaional.
As decisões deverão partir de ações
coletivas, reflexivas e com todos os envolvidos.
Estamos vivenciando uma nova visão. O Colégio
Cristo Rei entende a importância de partilhar as idéias,
informando as práticas educativas com todos os envolvidos no
processo educativos, como também trabalhamos com os nossos
educadores a formação continuada a fim de subsidiar
em suas práticas pedagógicas objetivando um ensino de
melhor qualidade, valorizando o indivíduo como pessoa humana,
o meio ambiente, a cultura, a tecnologia, a política econômica
e social. Enfim, todos os esforços serão empreendidos
no sentido de garantir uma educação competente e com
sucesso.