Imagem responsiva

Proposta de Educacional

Nossa proposta educaional tem como finalidade a criação de condições que facilitem a aprendizagem do aluno e, como objetivo básico, desenvolver sua capacidade de auto-aprendizagem, de forma que seja evidenciada a construção do conhecimento em seus múltiplos aspectos: cognitivo, emocional e social.

Tendo em vista o cumprimento do seu dever, nosso Colégio busca desempenhar um papel eficiente, acreditando nas potencialidades de seus alunos como construtores de uma sociedade mais justa e humana. Daí, desenvolver uma prática pedagógica onde o aluno vem a se tornar criativo, questionador, participativo e reflexivo, consciente do que seja ser cidadão, pois o homem está situado em um mundo social, econômico e ideológico, o qual lhe cabe transformar. É dentro do convívio social que a natureza do mesmo vai se construindo histórico e socialmente.

Procuramos educar para a liberdade numa dimensão cristã, buscando a formação integral de seus educandos, diante de uma pedagogia libertadora.

Tendo como fundamento básico os valores humanos e cristãos, nós que fazemos esta unidade de ensino, entendemos que o educando venha ser capaz de atuar, como ser pensante e reflexivo, buscando meios para sobrevivência e transformação da sociedade e de sua base educacional.

A escola deve transmitir o saber necessário para que os alunos desenvolvam habilidades e potencialidades pessoais e de sua classe, contribuindo para a transformação social desejada.

O fundamental é que a escola habilite o estudante a operar com os instrumentos necessário à sua vida profissional, socialpolítica e cultural.

Vários são os aspectos destacados na construção da organização escolar. Entendemos como a expressão clara dessa organização, o currículo que compreende a concepção de ensino - aprendizagem, conhecimentos, valores, competências e habilidades a serem construídas e desenvolvidas.

O currículo, portanto, é mais do que uma simples lista de conteúdos. É o conjunto de todas as experiências e atividades de aprendizagem que oferecemos, capazes de propiciar o desenvolvimento esperado. Para que isto aconteça são realizadas adequadamente por alunos e professores, trabalhadas integradamente ao processo de aprendizagem. Planejamos o currículo, discutimos coletivamente não só os conteúdos de ensino, mas também as experiências e situações que garantam sua aprendizagem. Nos fundamentos, nas diretrizes curriculares nacionais, bem como adequando-o as nossas realidades para assegurar as aprendizagens significativas, estabelecidas para o país, identificando-o com a cultura e realidade local.

As estratégias para conduzir o processo de ensino são de primordial importância, sendo que o trabalho pedagógico precisa contar com fatores externos e internos fundamentais, tais como: alunos, professores, famílias, contexto social, condições estruturais e entidades públicas e privadas.

Enfim, as ações têm como meta a integração de todas essas camadas, para que possamos executar o projeto educaional.

As decisões deverão partir de ações coletivas, reflexivas e com todos os envolvidos.

Estamos vivenciando uma nova visão. O Colégio Cristo Rei entende a importância de partilhar as idéias, informando as práticas educativas com todos os envolvidos no processo educativos, como também trabalhamos com os nossos educadores a formação continuada a fim de subsidiar em suas práticas pedagógicas objetivando um ensino de melhor qualidade, valorizando o indivíduo como pessoa humana, o meio ambiente, a cultura, a tecnologia, a política econômica e social. Enfim, todos os esforços serão empreendidos no sentido de garantir uma educação competente e com sucesso.

COLÉGIO CRISTO REI

Rua Cláudio Lívio, 83 - Farol - CEP: 57.055-180 - Maceió - Alagoas